quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

CAPÍTULO II - IDEOLOGIA

O assunto ideologia é tão amplo e tão complexo, que o melhor é começar tentando dizer o que é ideologia, ir dando uns exemplos. Cada um vai, aos poucos, tentando compreender, ver, na prática, como a ideologia acontece.
A ideologia não significa mais o que por sua etimologia deveria significar, isto é, estudo das idéias. Passou a significar coisa bem diferente e a ter uma figura negativa e pejorativa. Acontece que alguns ainda usam a palavra ideologia para significar conjunto de idéias, valores e a maneira de pensar de pessoas ou grupos, isto é, no seu sentido positivo.
Então é preciso distinguir bem. Ideologoa pode significar:
1) O estudo das idéias (sentido etimológico).
2) Conjunto de idéias, valores, maneira de pensar e sentir de pessoas ou grupos (sentido positivo).
3) Idéias erradas, incompletas, distorcidas, falsas sobre fatos e a realidade (sentido crítico, ou negativo).
Daqui pra frente nós só vamos usar a palavra ideologia no último sentido, isto é, como a maneira errada de ver as coisas.
Vamos então distinguir algumas coisas sobre como e porque as pessoas podem ter idéias erradas sobre as coisas. Será que é culpa delas? Quem pode dizer que não tem ideologia?
Para entender isso, é preciso ver como nós ficamos sabendo das coisas e quem é que nos diz as coisas. É preciso ver se aqueles que nos dizem as coisas, não nos dizem apenas metade das coisas, ou só um jeito de ver as coisas.

Nenhum comentário: