quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Se você abrir um jornal, qualquer jornal, vai ver imediatamente muitas meias-verdades, em cada página. Os jornais publicam só o que querem e onde querem.
A gente não pode dizer que eles mentiram. Talvez tudo que está no jornal tenha acontecido. O problema é que o jornal, conforme sua ideologia, seleciona o que quer, combina com o que quer e publica com o que quer. E nós saímos acreditando que o jornal diz toda verdade... Antes de ler o jornal, procure saber que ideologia tem esse jornal...
Você está vendo como o problema de ideologia é complicado e importante? Apenas uma coisinha pra terminar:
- Você já se perguntou se você mesmo não é o que você pensa que é, porque os outros lhe botaram isso na cabeça? Será que você já se deu conta de quem fez sua cabecinha, quem deu a definição de você mesmo para você? Há muita gente que nem sabe quem são seus pais "ideológicos", que é ideologicamente bastardo... Só com muita reflexão e consciência crítica você será realmente você, você será livre, você saberá porque é assim, e essa verdade o libertará.
Gostaria de terminar com um ponto bastante importante. Você já conversou com alguma pessoa pobre, algum favela?
Se você tentar descobrir o que ele pensa dele mesmo, vai ver que a imagem que ele tem de si mesmo é bastante negativa. Ele acha que não presta, que é ignorante, que é mau, que vale menos que o pessoal "de bem", isto é, os que sabem ler e escrever, são ricos, vivem no centro da cidade. Eles, os favelados, são "da vila".

Nenhum comentário: