sábado, 2 de fevereiro de 2008

O que é teoria?




Teoria é o conjunto de leis que procuram explicar a realidade, os fatos concretos, singulares. Quando existem algumas generalizações, ou leis, sobre determinada realidade (a marginalidade da população, por exemplo), há uma teoria. Está vendo, pois, que a teoria não´é um mistério. E se pensar um pouco, vai ver que a gente está lotado de teorias, pois sem nos darmos conta, nós vamos criando generalizações, leis, a respeito de muitos assuntos. Qual teoria sobre os americanos, por exemplo? Muito simples: quem vê o "Fantástico" todo domingo já tem sua teoria: os americanos são ricos, são mais inteligentes do que nós (pois só mostram coisas lindas e gente que sabe muito), são melhores do que nós (pois fazem coisas maravilhosas e "fantásticas"), enfim, são uma espécie de semideuses. Agora, quer saber quem são os brasileiros para os americanos? Bem simples: são uma turma de gente esquisita. O que sabem fazer é jogar futebol e pular carnaval, e... Falam espanhol. Pergunte a quem já esteve lá e veja se isso é verdade ou não. Por que isso? Por que as informações que são dadas a eles são informações selecionadas, falsificadas, distorcidas. Para eles, nós somos um grupo de gente "exótica", um bicho meio raro.


Você está vendo? Aqui há exemplos de terias sobre um povo. Mas assim a respeito de tudo. A gente bebe teorias, respira teorias, come teorias, a gente começa a mamar teorias com o leite materno. Todos os preconceitos, os estereótipos, que nós possuímos, no fundo são tipos de teorias. Se eu olho para uma pessoa e penso assim: "Bem, baixinho, gordinho, fala bastante... Já sei, vai acabar naquilo." O que aconteceu? Eu me guei por experiências passadas, isto é, eu tenho um tipo padrão (uma teoria) sobre determinadas pessoas com essas características e estou agora julgando de antemão, pré-julgando uma pessoa que possui as mesmas características. Isso é preconceito. E muitas vezes a gente se engana redondamente. Mas, na maioria das vezes, agimos de acordo com nossos preconceitos.


Um trabalho extremamente útil para todos nós é comerçarmos a questionar as teorias que temos sobre determinados assuntos ou pessoas. Só é realmente livre aquele que conhece suas teorias, aquele que sabe porque pensa assim ou procura continuamente se revisar.

Nenhum comentário: