quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Você já pensou por que acha que é o que é? Por que se define como, sendo estudante, brincalhão, rapaz, bom jogador de futebol? Quem ensinou para você as palavras, quem deu as definições "estudante", "brincalhão" etc? Aí você começa a ver que nós somos, em grande parte, o que os outros nos dizem, ou acham que somos. E na medida em que nós vamos incorporando e aceitando o que os outros pensam e acham a nosso respeito, nós vamos formando nossa identidade.
É claro que não é só isso que forma nossa identidade. Nós podemos també refletir, tomar cosnciência do processo de como a gente é o que é, e tentar mudar. Mas em grande parte nós ficamos condicionados à influência dos outros, inclusive pelo fato de termos de aceitar a própria linguagem e as definições das coisas que os outros deram.
Agora começa, contudo, a parte mais importante, que nos ajuda entender o que é ideologia. Você acha que todas as definições, todas as explicações das coisas são dadas sempre com sinceridade, procurando sempre dizer a verdade e toda a verdade? Será que por trás das definições das coisas (inclusive do próprio conceito que as pessoas fazem de nós), atrás das explicações que as pessoas dão para as coisas, não há interesse em esconderalgo, em acentuar alguns aspectos e diminuir outros?
Pois é isso que precisamos descobrir. E quando nós chegamos a constatar que as coisas não são exatamente como no-las estão contando, então nós estamos diante de ideologias. Quem é inteligente e vivo fica sempre de olho para descobrir como as pessoas, se não chegam a mentir de fato, ao menos dizem apenas parte da verdade. Vamos dar uns exemplos, que assim a gente vai entendendo melhor.
Conversando com uma empregada doméstica, ela me disse:"Rico é aquela pessoa que sabe poupar". Você acha que isso é verdade? Todas as pessoas que poupam são ricas? E todos os ricos são pessoas que pouparam?
Você pode descbrir que não. Rico é aquele que ganha muito dinheiro. Se você recebe o salário-mínimopode poupar quanto quiser, que não acaba rico nunca. Examinando melhor, a gente vai ver que os grandes ricos, mesmo, são aqueles que são donos de fábricas e terras, que se enriquecem em grande parte com o trabalho dos outros. Nós sabemos (o Papa Leão XIII diz isso claramente) que a única fonte de riqueza é o trabalho humano. Trabalhando, a pessoa pode, então, enriquecer. Mas nunca chegar a ser muito rico. Para alguém ser muito rico, precisa fazer com que os outros trabalhem para ele, precisa pagar parte do trabalho dos outros.

Nenhum comentário: